quinta-feira, 9 de março de 2017


Resultado de imagem

Sítio arqueológico na Colômbia pode ter mais de mil tumbas

Cemitério indígena tem cerca de 1.500 anos, estimam os arqueólogos.
Ruínas foram descobertas por acaso, durante uma obra.

OS PRINCIPAIS SITIOS ARQUEOLÓGICOS DO BRASIL






Fonte: eDestinos e Vestibulando News
Equipe: Marconi Júnior, Victor Matheus

A origem da sociologia



 A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XVIII, nas formas de resposta acadêmica para um desafio na própria sociedade. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.
  Um dos grandes fundadores da Sociologia foi Auguste Comte (em 1839), que chamou a esta ciência de Sociologia e que acreditava unificar os estudos relativos ao homem, inclusive a História, Psicologia e Economia. Montesquieu foi encarado como um dos fundadores e destacou por ser considerado clássico ou o primeiro pensador moderno. Saliento que a Sociologia e a Filosofia passaram a ser obrigatória na matriz curricular a partir do ano de 2008, onde que a comunidade escolar sentiu a necessidade de focar temas relacionados ao desenvolvimento do ser humano como um todo para desenvolver nos educandos o censo crítico e participação ativa na mesma.
  A indústria capitalista foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de um grupo social, convertendo grandes massas camponesas em trabalhadores industriais. Neste momento, se consolida a sociedade capitalista, que divide de modo central a sociedade entre burgueses (donos dos meios de produção) e proletários (possuidores apenas de sua força de trabalho). 
  A Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da Sociologia transformar as malhas da rede com a qual a ela capta a realidade social cada vez mais estreitas.

Fonte: webartigos e sociologia
Equipe: Marconi Júnior, Victor Matheus 

  

segunda-feira, 6 de março de 2017

Naia e Luzia, os fósseis mais antigos da América até hoje


 Luzia

    Luzia é um nome dado a um fóssil humano (Homo Sapiens), datado com 11,5 mil anos de idade. Ela foi descoberta no sítio arqueológico Lagoa Santa em Minas Gerais. Luzia era uma mulher baixa com cerca de 1,5 metros de altura e 20 anos de idade. Seu corpo ficou jogado em uma caverna, enquanto o grupo seguia pelo cerrado mineiro.Transportado de Minas Gerais para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, permaneceu anos esquecido entre as caixas do acervo da instituição. Foi ali que Walter Neves ao estudá-lo, fez descobertas surpreendentes. Os traços de Luzia não tinham nada em comum com o de outros habitantes conhecidos do continente americano. Com a ajuda de alguns dos mais avançados recursos tecnológicos, os cientistas ingleses reconstituíram pela primeira vez a fisionomia de Luzia. O resultado é uma mulher com feições negróides, de nariz largo, olhos arredondados, queixo e lábios salientes.Características que a fazem muito mais parecida com os habitantes de algumas regiões da África e da Oceania.


 Naia


   Uma expedição de cientistas e mergulhadores no México resultou na descoberta de um dos mais antigos e mais completos esqueletos humanos já encontrados no continente, chamado de Naia. O fóssil foi datada com no mínimo12 mil anos, a descoberta ocorreu nas cavernas Sac Actun, na península de Iucatã, em uma fossa conhecida como Hoyo Negro, 40 metros abaixo do mar. Segundo pesquisadores o fóssil era de uma garota de 15 a 16 anos. Todas as partes do esqueleto estavam intactas, exceto por algumas fraturas sofridas logo antes da morte, trauma consistente com a queda em uma piscina rasa a partir de uma das passagens superiores da caverna. O fato de seu DNA e crânio estarem intactos  permitiu concluir que, apesar das diferenças no formato craniofacial, essa adolescente está ligada aos nativos americanos modernos. Segundo os autores, esta é uma descoberta importante, pois a diferença de formato do crânio levou os cientistas a considerarem a hipótese de que os primeiros americanos e os nativos modernos tiveram origens diferentes.

 
















Fonte: OTEMPO, Portal de Confins
Equipe: Marconi Júnior, Victor Matheus

domingo, 5 de março de 2017

LINKS

Segue alguns links interessantes para acompanhar esse nosso primeiro conteúdo


  • ORIGEM DA LINGUAGEM 
https://www.youtube.com/watch?v=Gk9q88jBwng&list=PLerNqH1t324aGWq0bUtxPU5n9PDkqgYaP&index=2:

NOTA: 8 😏


  • PRÉ HISTÓRIA BRASILEIRA

http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/pre-historia-brasileira-um-tempo-a-ser-descoberto

NOTA: 9 😊

Dicas de Estudo

Resultado de imagem para dicas de estudo

Frases Históricas

Bom dia pessoal.

Usaremos algumas postagens para trazer ao conhecimento de todos FRASES HISTÓRICAS de personalidades famosas ou não...

Para começar essa sessão e em homenagem a primeira matéria do ano (Origem do homem / Períodos Históricos, segue uma frase muito famosa da época.


Imagem relacionada

"UGA UGA...BUGA..BUGA...HUHU...UGA UGA...IH IH...RRRR"

Tradução: "Nesse churrasco só faltou a cerveja!"

Atividades História - Período Pré Letrados

E ai galera!

"VAMOS JOGAR UM JOGO?"

Imagem relacionada


Segue abaixo as primeiras questões que podem ser resolvidas e discutidas em sala de aula.

OBS: Para saber quais alunos tem acompanhado direito o nosso Projeto do Blog, os alunos que chegarem amanhã (06/03/17) com essas questões para debate ganhará 0,5 ponto EXTRA.

BOA SORTE. 

1. (Fuvest) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
c) como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

2. (Ufpe) "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura".
Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

3. (Ufpe) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

4. (Ufpe) Todas as alternativas correspondem a atividades desenvolvidas durante o neolítico. Assinale aquela que sofreu solução de continuidade quanto ao seu desenvolvimento.
a) A procura dos homens do neolítico pelas margens dos rios para se fixarem devido à secura do clima e à escassez de água.
b) A sedentarização do homem, o desenvolvimento do cultivo do solo, de técnicas de caça e a domesticação de animais.
c) A cultura dolmênica desenvolvida em parte da Europa.
d) O surgimento dos primeiros aglomerados urbanos devido à necessidade dos indivíduos se defenderem de saques e agressões.
e) O aparecimento dos primeiros trabalhos em metal, em barro e em lã.

5. (Ufpe) Sobre os ancestrais do homem moderno, é falso afirmar que:
a) no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de 'Australopitecos', 'Pithecantropus', 'Sinantropus' e 'Paleontropus', todos pertencentes à família dos homínidas.
b) os homínidos do Plistoceno, ao contrário dos homínidos do Paleolítico inferior, se constituíam em uma única espécie.
c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas.
d) vivendo em bandos, os homínidos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento.
e) segundo estudos geológicos, e paleontológicos, os ancestrais do 'Homo sapiens', assim como o 'Homo sapiens', última espécie homínida, surgiu no Plistoceno.

6. (Ufpe) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:
a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.
b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antigüidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.
c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.
d) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.
e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.

7. (Ufpe) Faz muito tempo que o diálogo sobre a origem do homem vem revelando descobertas científicas e esclarecendo, mesmo que de maneira provisória, a expansão dos seres humanos pelo planeta terra. Descoberto há poucos anos, o 'Australopithecus garhi' é considerado:
a) um ancestral do homem que viveu entre quatro e três milhões de anos atrás.
b) o elo perdido entre o 'homo habilis' e o 'homo erectus'.
c) da espécie a que pertencia Lucy, o mais famoso dos antepassados da humanidade.
d) um hominídeo que viveu entre o 'Australopithecus aferensis' e os 'Homo habilis' e 'erectus'.
e) um ancestral do homem de cérebro menor e menos inteligência que os 'Australopithecus boisei' que viveram na África, há cerca de dois milhões de anos atrás.

8. (Ufrn) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.
Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)
a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

9. (Ufrs) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o 'Homo Sapiens', existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente.  Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e IIl.

10. (Ufpe) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.
a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.
b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.
c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.
d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.
e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

GABARITO
1D 2E 3E 4C 5B 6D 7D 8D 9D 10C

Fonte; http://historiacsd.blogspot.com.br/2012/10/pre-historia-questoes-de-vestibulares.html